SERVIÇOS

 

Programa Preventivo

Programa Preventivo

Programa Preventivo Adil

A Prevenção é o caminho mais curto para a boa saúde. Pensando nisso, a Clínica Odontológica Adil implantou o PROGRAMA PREVENTIVO ADIL, cuja missão é conscientizar o Paciente da importância da sua saúde bucal com vistas à sua saúde integral.

Nosso objetivo é diminuir os problemas bucais dos nossos Clientes. Dessa forma, mesmo que o Paciente venha a nossa Clínica duas vezes ao ano, como indicado, virá apenas para fazer um check up para garantir que sua saúde bucal está preservada, ao invés de ter que fazer um longo tratamento, muitas vezes invasivo, cansativo e que envolve tempo e gastos.

A maior incidência de achados numa consulta de avaliação odontológica é a cárie, a placa bacteriana e o tártaro. A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias que, se não for removida, se solidifica e se converte em tártaro, e este não pode ser removido com a escovação, tampouco com o uso do fio dental. Se a placa e o tártaro se formarem nos dentes poderão causar doenças bucais. Sendo a cárie um dos principais problemas, isto porque a bactéria deteriora o dente. Entretanto, podem ocorrer outros problemas, como a gengivite que é bastante comum.

A profilaxia, conhecida como limpeza, é um procedimento em que o dentista se utiliza de instrumentos especiais para tratar da placa e do tártaro. A placa pode ser eliminada com a escovação e o uso do fio dental, já o tártaro somente será removido com a raspagem. Depois de raspados, os dentes são polidos, na maioria dos casos, com um creme dental abrasivo que ajuda a remover qualquer mancha superficial. O passo seguinte é o fio dental que o dentista passará entre os dentes, certificando-se de que aquelas áreas estão realmente limpas.

O Programa Preventivo Adil agendará, automaticamente, o paciente após o final de seu tratamento para uma consulta. Assim, o paciente deverá voltar para a consulta no dia previamente agendado, ou em até trinta dias após aquela data. Voltando a realizar este ciclo apenas para manutenção e com a vantagem de não ter grandes problemas dentários.

Dividimos o Programa Preventivo em três grupos distintos: Programa Preventivo Adulto, direcionado a Pacientes que finalizaram qualquer tratamento clínico; Programa Preventivo Ortodôntico, direcionado a Pacientes de Ortodontia e Programa Preventivo Infantil, direcionado a Pacientes Infantis.

Programa Preventivo Adulto

Todo o paciente da Clínica Odontológica Adil, que finalizar seu tratamento, poderá aderir ao Programa Preventivo. Seu retorno será marcado conforme a necessidade do paciente, ou seja, conforme a orientação do Dentista. Caso o paciente falte e não agende a consulta novamente para uma data até 30 dias após a primeira data, perderá automaticamente os benefícios.

Programa Preventivo Ortodôntico

Todo o paciente da Clínica Odontológica Adil que faz tratamento de Ortodontia, ou que fará, automaticamente terá sua adesão garantida ao Programa Preventivo Ortodôntico, que visa à orientação e manutenção da higiene bucal. O tempo para o procedimento de limpeza dependerá da avaliação do Ortodontista. Dessa forma, sempre que necessitar de uma profilaxia, o paciente terá acesso aos benefícios oferecidos pela Clínica, o que lhe proporcionará a vantagem de não correr o risco de desenvolver a placa bacteriana e o tártaro, que o uso do aparelho ortodôntico faz aumentar consideravelmente a incidência. O agendamento do procedimento de limpeza será efetuado e caso seja necessário desmarcar a consulta, o paciente deverá fazer novo agendamento para até 30 dias após o primeiro. Não ocorrendo esse segundo agendamento, o paciente perderá o benefício.

Programa Preventivo Infantil

Todo o paciente infantil terá acesso aos benefícios deste programa, sendo desta forma, observado atenta e continuamente pelo Profissional Odontopediatra, que orientará e fará as recomendações necessárias a fim de prevenir o surgimento de placa bacteriana, tártaro e cáries nesta fase tão importante da vida. Como nos Programas Preventivos Adulto e Ortodôntico, será efetuado um agendamento e, caso seja necessário desmarcar, o novo agendamento poderá ser feito para até 30 dias após o primeiro, depois deste período o paciente perderá os benefícios.

Ciente da dificuldade que é a manutenção da boa higiene bucal nesta faixa etária, a Clínica Adil quer, com esta proposta, garantir a saúde bucal para a vida toda das crianças, que irão crescer sabendo da importância da prevenção de problemas futuros.

Pensando em estimular e sempre associando o aprendizado com a capacidade motora e cognitiva, utilizamo-nos recursos lúdicos para obter uma melhor resposta da criança. Dessa forma, o Programa Preventivo Infantil é dividido em três categorias: o vermelho, o amarelo e o verde.

Vermelho

A fase vermelha é para as crianças que não conseguem desempenhar uma boa higiene bucal, mesmo com a supervisão dos pais e a orientação do Odontopediatra. Estas crianças precisam de acompanhamento e maior observação para que não desenvolvam problemas bucais mais graves, ou ainda, que os pré-existentes persistam, devendo fazer retornos a cada 3 meses.

Amarelo

A fase amarela é para as crianças que conseguem desempenhar uma boa higiene bucal e que estão seguindo as orientações do Odontopediatra, mas que, ou pela idade ou pelo histórico, ainda necessitam de uma supervisão mais atenciosa. Normalmente, são crianças que estavam da fase vermelha. O retorno destas deverá ser a cada 4 meses.

Verde

A fase verde é para as crianças que conseguem desempenhar uma ótima higiene bucal e estão seguindo todas as orientações do Odontopediatra, que compareceram à consulta sem nenhum problema em seus dentes. Normalmente, são pacientes que estavam na fase amarela e não precisam mais da supervisão intensiva do Odontopediatra, devendo retornar em 6 meses.

A cada consulta, o paciente será reavaliado para recolocação de fase, podendo progredir ou não. Em cada fase, os pacientes serão recompensados pelo bom desempenho.

Marque sua consulta. Não fique fora dessa!!!

Clínica Odontológica Adil sempre pensando o melhor para você!!