Hipersensibilidade dentária

O que é Hipersensibilidade Dentaria?

A hipersensibilidade dentária é a sensação dolorosa que você pode ter ao ingerir alimentos ou bebidas frias ou quentes. Também é possível sentir dor ao aspirar ar frio.

Essa hipersensibilidade pode se apresentar quando as gengivas se retraem, separando-se dos dentes, ou quando há perda de gengiva. A perda de gengiva pode ser resultado de escovar os dentes com força excessiva ou de não escovar nem limpá-los regularmente com fio dental.

Quando há perda de gengiva, a parte do dente que está debaixo da linha da gengiva, chamada raiz dental, pode ficar exposta. Ela encontra-se conectada ao tecido inervado (nervo) do centro do dente por pequeníssimos dutos cheios de líquido. Este tecido inervado se denomina polpa dental. Quando estes dutos entram em contado com calor ou frio, o líquido que eles contêm pode estimular o nervo e causar dor nos dentes.

Também pode haver hipersensibilidade dental se a camada superficial dura do dente, chamada de esmalte dental, é desgastada.

A hipersensibilidade dental pode ir e vir, mas ignorá-la pode levar a outros problemas bucais.

Fatores que contribuem para a hipersensibilidade dental

- Escovar os dentes com muita força, com uma escova de cerdas duras – pode causar perda da gengiva.

- Comidas e bebidas que contêm ácidos ou açúcares. As bebidas cola ou gaseificadas, os sucos de frutas e os refrigerantes que contêm açúcar podem contribuir para a formação de cáries, o que, por sua vez, pode ocasionar hipersensibilidade.

- Apertar ou ranger os dentes. Pode causar o desgaste das superfícies dentárias.

- Limpeza ou tratamentos dentários. A hipersensibilidade pode se submeter a limpezas ou tratamentos, tais como branqueamento dentário. Em geral desaparece pouco a pouco, depois de terminar o tratamento, diante de qualquer incômodo, venha consultar o dentista.

Algumas formas de prevenir a hipersensibilidade dentária

- Escove seus dentes e limpe-os com fio dental duas vezes ao dia para prevenir a perda de gengiva.

- Certifique-se de limpar cada parte da boca, incluindo o
espaço entre os dentes e a zona situada ao longo da linha da gengiva.

- Escove com suavidade e utilize uma escova de cerdas ultramacias.

- Isso ajudará a prevenir a perda de gengiva e protegerá o esmalte dental para que não se desgaste.

- Evite alimentos e as bebidas com conteúdo ácido.

Se você continuar tendo hipersensibilidade, venha a Clínica para que o dentista possa te dar sugestões.

Para obter mais informações sobre prevenção da hipersensibilidade dentária, marque uma avaliação.